Estúdio de Aprendizagem

O “Estúdio de Aprendizagem” pretende ser um ninho de inovação de práticas pedagógicas do Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Sanches (AEFS), em Braga, que se encontra em desenvolvimento desde o ano letivo 2018/2019, tendo sido oficialmente inaugurado em setembro de 2019.

As mudanças pedagógicas associadas à inovação do papel do aluno e do professor do século XXI justificam a transformação dos espaços educativos, enquanto ambientes propícios à aprendizagem e ao desenvolvimento das competências preconizadas no referencial do “Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória”.

A área de atuação deste projeto centra-se na melhoria e inovação do processo de ensino e aprendizagem, em sentido amplo, bem como na melhoria dos espaços de aprendizagem nos quais os alunos aprendem e desenvolvem competências.

Entende-se que a criação de espaços inovadores pode dar um impulso para a introdução ou ampliação de abordagens pedagógicas mais centradas no aluno, numa escola ou comunidade educativa. Ao serem utilizados por alunos e professores nas suas atividades educativas, podem constituir-se como laboratórios ou estúdios de aprendizagem que permitem a experimentação, a reflexão e o desenvolvimento de visões sobre a Escola do século XXI, possibilitando o desenvolvimento de estratégias para as concretizar.

O “Estúdio de Aprendizagem” do AEFS é um espaço flexível de aprendizagem que conta com duas salas amplas contíguas, separadas por uma porta de correr em vidro, possibilitando a sua utilização por duas turmas em simultâneo.
Este espaço flexível de aprendizagem tem caraterísticas diferentes das salas de aula tradicionais: mobiliário que permite diversas configurações, facilitando a utilização de vários recursos ao mesmo tempo e várias áreas para diferentes usos; possui diversos equipamentos tecnológicos e materiais que permitem o desenvolvimento de atividades para diferentes necessidades e estilos de aprendizagem dos alunos.

O “Estúdio de Aprendizagem” do AEFS desafia os utilizadores e os visitantes (diretores, professores, pais, alunos, autarcas, entre outros parceiros) a (re) pensarem as abordagens pedagógicas (o papel de professor e o papel do aluno no ensino e na aprendizagem) nas salas de aula atuais e de futuro das suas escolas.
É inspirado na filosofia subjacente ao projeto Future Classroom Lab (http://fcl.eun.org/fcl-network-labs) da European Schoolnet (EUN) e apoiado em contexto português pela Direção-Geral da Educação (DGE), através da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE/DGE) (http://erte.dge.mec.pt/node/92).

Os objetivos que presidem à criação do “Estúdio de Aprendizagem” no AEFS, são:
1. Para os alunos, potenciar a realização de atividades de aprendizagem, numa dinâmica ativa, que lhes permita aprender e desenvolver competências de acordo com as orientações curriculares nacionais, para crescerem e viverem num mundo cada vez mais colaborativo, tecnológico, interativo e global.
2. Para os professores, potenciar a reflexão e desenvolvimento de visões sobre a Escola na sociedade atual e do futuro, e estratégias para as concretizar.
3. Para as partes interessadas (diretores, professores, pais, alunos, autarcas, entre outras), promover o repensar do papel da pedagogia, do design e da tecnologia nas salas de aula de uma escola.