O Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Sanches atribui particular importância à participação ativa das crianças e jovens no seu processo de aprendizagem e socialização.
Do Conselho Consultivo dos Alunos, constituído pelos representantes dos delegados e subdelegados de cada ano de escolaridade, e das Assembleias de Turma resultam reflexões e propostas que são alvo de análise dos órgãos de decisão.
A participação ativa das crianças e dos jovens - a sua Voz - revelou-se importante, nomeadamente, na reflexão sobre o processo de aprendizagem e avaliação: o que aprender, como aprender, com quem aprender, o que avaliar, como avaliar e para quê avaliar.
Dar a palavra aos alunos é promover intencionalmente, na sala de aula e fora dela, a capacidade de confrontar pontos de vista, fazer escolhas, resolver problemas e tomar decisões com base nos princípios, valores e áreas de competência consignados no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
A expressão «Voz dos Alunos» consubstancia um processo plasmado no Projeto Educativo do Agrupamento (PEA): "Concretizar um processo educativo que potencie o desabrochar de alunos dialogantes, participativos, com espírito crítico e capacidade de intervenção cívica implica, desde logo, dar voz aos alunos. Mas, não só voz. Implica, sobretudo, confiar neles, nas suas ideias e soluções. Envolver os alunos na vida e nas decisões da escola é permitir que façam a experiência de que os problemas dizem respeito a todos e, também por isso, as soluções só poderão ser encontradas com o esforço e o empenho de todos" (PEA, 2019).
Como é isto possível? Através de um caminho trilhado de forma ampla e participada, coerente e consistente que aqui se apresenta.
O Orçamento Participativo das Escolas (OPE) é um projeto promovido pelo Ministério da Educação que pretende dar voz aos estudantes e dar resposta às suas necessidades e interesses, promovendo o sentido de responsabilidade, bem como valores e práticas indispensáveis à vida democrática.
Nesta iniciativa, os alunos participam ativamente nas decisões da Escola através de um processo democrático, com várias etapas – apresentação, divulgação, debate, votação das propostas e, por último, implementação da proposta vencedora. Em 2021/2022 foi assim…