REEI - Rede de Escolas para a Educação Intercultural

Rede de Escolas para a Educação Intercultural
I – REEI

O Programa REEI - Rede de Escolas para a Educação Intercultural é uma iniciativa conjunta do Alto Comissariado para as Migrações, I.P. (ACM, I.P.), do Ministério da Educação através da Direção-Geral da Educação (DGE) e da Fundação Aga Khan Portugal (AKF).
A REEI apresenta-se como um espaço de aprendizagem partilhada de práticas e perspetivas da abordagem intercultural do conhecimento e da aprendizagem, entre escolas e com parceiros relevantes. A constituição de uma rede de Escolas procura promover processos de mudança no aprofundamento da interculturalidade no contexto Escolar, e as Escolas que a integram comprometem-se e vinculam-se à adoção de formas de trabalho e a criar um clima organizacional de Escola adequados a esta finalidade.

A REEI alicerça-se nos seguintes princípios:
1. Reconhecimento e valorização da diversidade como fonte de aprendizagem e de desenvolvimento pessoal e coletivo;
2. Compromisso de toda a Escola para toda a Escola, com a participação de toda a comunidade educativa e parceiros locais;
3. Assunção da Educação Intercultural como um processo contínuo, em permanente adaptação ao contexto, e, quando em contexto escolar, atravessa toda a praxis de quem nele trabalha e vive;
4. Fundamentação da Educação Intercultural, enquanto parte integrante da educação para a cidadania, nos valores e princípios dos direitos humanos e da ética cosmopolita (Dewey, Kung, Navarro, e.o.).

Os membros da Rede consideram que a ação numa escola intercultural assenta nos princípios da democracia, da participação e da inclusão social.
Para promover a participação ativa, no próprio percurso de aprendizagem, de todas as crianças e jovens, valorizando as suas heranças culturais e origens nacionais, estatuto legal e situação socioeconómica, a REEI visa:
∙ Implementar uma estratégia de envolvimento de todos os intervenientes na Escola, desenvolvendo neste sentido a cultura organizacional;
∙ Assegurar o desenvolvimento curricular recorrendo a metodologias proporcionadas pela diversidade existente;
∙ Promover o intercâmbio entre as culturas e os saberes na comunidade educativa, desenvolvendo uma política ativa de envolvimento no seio da mesma.

Termos de referência REEI (aqui).

O AEFS participa neste rede desde a sua fundação em 2017.

II - REEI Calendário 2022/2023